Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Greenspan diz estarem reunidas condições para economia dos EUA crescer mais depressa

Estão reunidas as condições para a economia dos EUA crescer mais rapidamente nos próximos meses, afirmou hoje o presidente da Reserva Federal daquele país, Alan Greenspan.

Isabel Aveiro ia@negocios.pt 03 de Junho de 2003 às 17:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Estão reunidas as condições para a economia dos EUA crescer mais rapidamente nos próximos meses, afirmou hoje o presidente da Reserva Federal daquele país, Alan Greenspan.

Apesar de neste momento haver escassos sinais que o consumo e investimento registaram uma retoma, a economia parece ter estabilizado, e os mercados financeiros estão a apontar para um crescimento mais rápidos nos próximos meses, particularmente com o «empurrão» do corte das taxas de juro que passa a fazer efeito a partir de 1 de Julho.

«A aceleração ainda não começou, embora obviamente as movimentações nas praças financeiras nas últimas semanas e especialmente na banca é sugestivo de uma reviravolta no mercado», afirmou Greenspan, via «vídeo-conferência» a partir de Washington, num congresso monetário internacional em Berlim.

«Sabemos que a economia não enfraqueceu em Março e Abril, os dados de Maio não sugerem que estabilizaram. Ainda não vimos nenhuma evidência maior de uma retoma», acrescentou.

«Para chegarmos perto ao género de aumentos que os economistas estão a prever para Julho, Agosto e Setembro, os dados mensais, mesmos os semanais, têm que começar a mover-se, rapidamente, numa direcção positiva», afirmou Greenspan.

«Ainda não vimos nada. Mas há indicadores que estão a estabilizar. Há alguma indicação de retoma, mas tal não é, nesta fase, de forma nenhuma claro», sublinhou.

Outras Notícias