Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Greenspan diz que economia americana está a crescer de forma vigorosa

A economia norte-americana já superou a recessão e está agora a verificar uma expansão mais vigorosa, afirmou hoje Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 25 de Fevereiro de 2004 às 15:34
  • Partilhar artigo
  • ...

A economia norte-americana já superou a recessão e está agora a verificar uma expansão mais vigorosa, afirmou hoje Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos.

«A economia americana parece ter recuperado de um período de menor crescimento para verificar um ritmo de expansão mais vigoroso», afirmou Greenspan, na Comissão do Orçamento, no Congresso dos Estados Unidos .

A mesma fonte acrescentou que «os indicadores mais recentes sugerem que a economia está a registar um forte inicio de 2004 e as perspectivas de o crescimento ser sustentado são boas».

Greenspan defendeu que as baixas taxas de juro e o corte de impostos efectuado pela administração de Bush impulsionaram a economia, que esteve em recessão até Novembro de 2001, perdendo desde então cerca de um milhão de postos de trabalho.

O presidente da Fed voltou a classificar de estável a actual politica monetária da Fed, mas não repetiu a expressão que a autoridade monetária pode ser paciente em subir as taxas de juro, que estão actualmente em 1%.

Apesar de estar optimista com a economia, que no último trimestre de 2003 cresceu a um ritmo anual de 6,1%, Greenspan defendeu que «os progressos na criação de postos de trabalho têm sido limitados».

O presidente da Fed voltou a apelar no Congresso dos EUA a necessidade de efectuar cortes na despesa publica, tendo em vista o controlo das finanças públicas, que apresentam um défice elevado e que pode ameaçar a retoma económica.

Ver comentários
Outras Notícias