Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Guia para garantir todas as deduções do IRS a que tem direito

O Negócios preparou um guia com informação útil sobre as novas dúvidas processuais nas deduções fiscais no IRS. Uma notícia para consultar e guardar para garantir que deduz tudo a que tem direito e não paga mais IRS que o devido.

  • Partilhar artigo
  • 13
  • ...

Uma senha de acesso à sua página no E-fatura e paciência e determinação para, periodicamente, ir ver qual é o ponto de situação em relação às facturas que foi pedindo ou que foram emitidas automaticamente com o seu número de contribuinte. Estes serão os ingredientes básicos para garantir que, no próximo ano, não terá um montão de facturas por verificar e que, quando o Fisco fizer a liquidação do seu IRS, terá garantidas todas as deduções fiscais a que tem direito. Isto porque é  certo que lhe aparecerão facturas pendentes ou que terá de reenquadrar outras no devido sector que lhe  dará direito à dedução.


À medida que as facturas das aquisições de bens e serviços vão sendo comunicadas ao Fisco – ou inseridas pelos consumidores, se tal não tiver acontecido –, os valores provisórios das deduções a que o contribuinte terá direito no final do ano vão sendo actualizados e podem ser consultados na sua página pessoal.
O montante final, já calculado pelo Fisco, será disponibilizado no Portal das Finanças até ao final do mês de fevereiro do ano seguinte ao da emissão das facturas. Nessa altura, o contribuinte poderá reclamar, caso não concorde com as contas finais que foram feitas. Terá um prazo relativamente curto para o fazer, até 15 de Março, devendo apresentar uma reclamação graciosa junto dos serviços da Autoridade Tributária.


O Negócios foi ver quais as principais dúvidas que se colocam nesta altura aos contribuintes, sendo que, para algumas ainda não há resposta, nomeadamente no que toca a despesas de saúde com IVA a 23%, matéria que está agora a ser revista no Parlamento.

 

Ver comentários
Saber mais Autoridade Tributária IRS e-fatura deduções fiscais
Outras Notícias