Política Guterres é capa da Time que alerta para as alterações climáticas

Guterres é capa da Time que alerta para as alterações climáticas

A Time escolheu Guterres para ilustrar a urgência do combate às alterações climáticas, um problema que está a ameaçar inundar vários territórios a nível mundial. O português surge com água pelos joelhos, água essa que na versão animada o cobre até aos ombros.
Guterres é capa da Time que alerta para as alterações climáticas
Ana Batalha Oliveira 13 de junho de 2019 às 16:58
O português António Guterres protagoniza a capa da revista Time com o título "O nosso planeta está a afundar-se". Este tema refere-se aos desastres naturais decorrentes das alterações climáticas - um fenómeno que Guterres, como secretário-geral das Nações Unidas, se propôs a combater. 

"Oceanos a subir, residentes em fuga, aldeias a desaparecer. O nosso planeta está a afundar-se", lê-se na mesma capa. António Guterres surge com água pelos joelhos na imagem. Na versão animada da capa, o nível da água sobe até cobrir os ombros do líder da Organização das Nações Unidas (ONU).
O artigo que foi escolhido para a capa da revista debruça-se sobre os casos de vários países que enfrentam o risco de ficar submersos como consequência das alterações climáticas. Guterres visitou alguns destes territórios, desde as ilhas Fiji a outras ilhas do Pacífico, no passado mês de maio, de forma a reunir com os respetivos líderes.

Já depois da divulgação desta edição da Time, António Guterres publicou uma mensagem relacionada com o tema na respetiva conta Twitter, sem referir contudo a revista. O líder da ONU escreveu que o clima global atual é "uma ameaça à segurança e estabilidade. É a batalha das nossas vidas - uma batalha que podemos e temos de ganhar".

Horas antes do assunto ser levantado pela Time, já Guterres havia elogiado, também no Twitter, os planos avançados pelo Reino Unido para legislar no sentido de alcançar uma economia com zero emissões em 2050. Na mesma publicação, encorajava outros países a seguirem o mesmo caminho.

No próximo mês de setembro, Guterres receberá vários líderes da política, dos negócios e da sociedade-civil à escala mundial, numa conferência na qual se pretende chegar a novos compromissos para o combate às alterações climáticas. Um debate que acontece antes da reunião da Assembleia Geral da ONU.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI