Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Guterres: "Sou um velho amigo" de Angola

O antigo primeiro-ministro português encontrou-se com José Eduardo dos Santos para obter o apoio de Angola à sua candidatura ao cargo de secretário-geral da ONU.

Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 18 de Março de 2016 às 10:56
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

António Guterres classificou-se na quinta-feira, 17 de Março, como um "velho amigo" de Angola, à saída de um encontro que manteve com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda.


O antigo primeiro-ministro de Portugal deslocou-se a Luanda para obter o apoio deste país à sua candidatura ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Guterres avaliou a conversa que manteve com José Eduardo dos Santos como "extremamente interessante e positiva". A eleição para a escolha do sucessor do sul-coreano, Ban Ki-moon, no cargo de secretário-geral da ONU decorrerá este ano mas ainda não tem data marcada.

"Para mim é muito importante ter Angola logo no início desta campanha porque sou um velho amigo deste país e um grande admirador do povo angolano", afirmou António Guterres, citado pelo Jornal de Angola.

O ex-Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados considerou Angola como "um país de grande importância e influência para o futuro do continente africano" que tem protagonizado um "conjunto de iniciativas, promovendo a paz em diversos pontos do continente".

"Tudo isto faz de Angola um pilar importante da paz a nível internacional, daí que para mim era muito importante vir a Luanda dizer o quão fundamental considero que a ONU seja um instrumento decisivo para apoiar os africanos, a liderança africana, não apenas no caminho do desenvolvimento sustentável, mas também na solução dos problemas da paz e segurança que infelizmente ainda existem el algumas áreas do continente" declarou Guterres, citado pelo Jornal de Angola.

 

Marcelo e Costa a caminho de Luanda


Segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa deverão visitar Angola "em breve".


George Chikoti fez este anúncio após a reunião extraordinária de conselho de ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve lugar na quinta-feira, 17 de Março, em Lisboa.

"Sei que houve contactos entre Luanda e Lisboa e teremos, provavelmente nos próximos tempos, a visita do Presidente e do primeiro-ministro de Portugal a Angola. Caberá agora aos nossos dois ministérios trabalhar para que consigamos encontrar as datas", disse o ministro citado pela agência Lusa.

Ministro angolano diz que já existem contactos oficiais para que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa visitem Angola.
Ministro angolano diz que já existem contactos oficiais para que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa visitem Angola. Miguel Baltazar


George Chikoti revelou também que Portugal e Angola já finalizaram o próximo programa de cooperação bilateral, com Santos Silva a afirmar que será assinado "quando for oportuno".

"Estamos a trabalhar na intensificação das relações políticas, económicas e económicas e o papel de Angola na região, como país que lidera a Conferência Internacional sobre os Grandes Lagos, bem como na África Austral, que é muito importante. As relações são boas e devem melhorar", sublinhou por sua vez o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.

 

Ver comentários
Saber mais Angola Portugal ONU António Guterres José Eduardo dos Santos Marcelo Rebelo de Sousa António Costa CPLP George Chikoti
Outras Notícias