Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Há já mais de 100 pessoas a dever mais de um milhão ao fisco

No espaço de dois meses, quadruplicou o universo dos singulares que deve mais de um milhão de euros de impostos. São agora, pela primeira vez, mais de cem e estão em maior número do que as empresas no mesmo escalão de dívidas.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 15:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
A lista de devedores ao fisco engrossou exponencialmente, pelo menos na categoria dos singulares que tem em dívida impostos em valor superior a um milhão de euros. Em menos de dois meses, esse universo quadruplicou, passando de 25 para 101, segundo a lista de devedores que pode ser consultada no Portal das Finanças, e cuja última actualização foi ontem realizada.

Pela primeira vez desde 2006, ano em que começou a ser divulgada a “lista negra” do fisco, os singulares devedores de mais de um milhão de euros quebraram, assim, a barreira da centena, e são agora em maior número do que as empresas faltosas em igual categoria de dívida, que totalizam 68.

O último relatório do Ministério das Finanças, tornado público no fim de Setembro, dava conta de 4654 novas entradas na lista negra, sendo que quase metade dos devedores mais recentes eram administradores e gerentes de empresas responsabilizados pela “insuficiência de património” para “o pagamento dos impostos em falta”. É possivelmente esta a justificação por detrás do aumento exponencial que agora se pode observar no escalão máximo de dívida.

No fim de Setembro, entre os contribuintes singulares, 25 estavam a dever mais de um milhão de euros. Já entre os contribuintes colectivos, 17 apresentavam dívidas entre um milhão e cinco milhões de euros e apenas um devia mais do esse limiar máximo. Nesta altura, são já 101 os singulares que devem mais de um milhão de euros de impostos. E entre os contribuintes colectivos, também se observa uma subida muitíssimo significativa: são 59 os que se encaixam na categoria de dívidas entre um e cinco milhões de euros, e nove os que devem ao fisco mais do que este tecto máximo.

Ver comentários
Saber mais mais de 100 pessoas dever um milhão impostos fisco lista de devedores Ministério das Finanças
Mais lidas
Outras Notícias