A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Henry Paulson apresenta reforma da regulação do sector financeiro

O secretário norte-americano do Tesouro, Henry Paulson, disse que os reguladores do país irão reforçar a supervisão das entidades de concessão de crédito, dos operadores do mercado hipotecário e das empresas de atribuição de "ratings" à dívida, de forma a

Negócios com Lusa 13 de Março de 2008 às 17:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O secretário norte-americano do Tesouro, Henry Paulson, disse que os reguladores do país irão reforçar a supervisão das entidades de concessão de crédito, dos operadores do mercado hipotecário e das empresas de atribuição de "ratings" à dívida, de forma a evitar que volte a surgir uma crise do crédito.

"O objectivo é conseguir um equilíbrio", afirmou Paulson na apresentação de uma vasta reforma da regulação do sector financeiro nos Estados Unidos. "A regulação deve manter-se ao nível da inovação e ajudar a restabelecer a confiança dos investidores, sem ir até ao ponto de criar novos problemas, de tornar os mercados menos eficientes ou de privar de crédito os que dele precisam", salientou o secretário do Tesouro junto do grupo de trabalho da presidência dedicado aos mercados financeiros.

"Tentamos sair do período actual de turbulências dos mercados minimizando paralelamente o impacto sobre a economia", disse Paulson, acrescentando que se devem também analisar quais as respostas políticas apropriadas, a fim de "reduzir o risco de que os erros do passado se reproduzam".

Um dos grandes eixos da reforma visa o reforço da supervisão sobre as entidades ligadas à concessão de crédito. As agências de notação estão entre os visados, pois foram acusadas de terem contribuído para o agravamento da crise do "subprime". As agências terão, nomeadamente, de assinalar eventuais conflitos de interesse (quando ajudam uma empresa a definir as características de uma emissão que vão de seguida avaliar).

Outras Notícias