A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hoje vai ser pedida uma auditoria cidadã à dívida pública portuguesa

Grupo de cidadãos quer conhecer "toda a extensão da dívida pública portuguesa".

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 14:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Um grupo de cidadãos vai pedir hoje uma auditoria cidadã à dívida pública nacional, querendo conhecer as características de uma dívida que levaram o país a pedir intervenção externa.

“A actividade da iniciativa cidadã para a auditoria à divida pública consiste em exigir às entidades públicas a informação que é direito dos cidadãos em democracia”, indica um comunicado do movimento enviado às redacções, indicando que a apresentação da iniciativa acontecerá hoje pelas 16 horas na Associação 25 de Abril, em Lisboa.

Um dos movimentos envolvidos é o Movimento 12 de Março, cujos membros estiveram na origem da manifestação da Geração à Rasca.

À Lusa, um dos membros, Raquel Freire, disse que os intervenientes neste movimento são oriundos de “diversas sensibilidades sectores e movimentos sociais”, que de juntaram por estarem “conscientes de que é urgente e fundamental que haja uma nova abordagem ao problema da dívida”.

Segundo o comunicado divulgado pelo Movimento 12 de Março, o grupo de cidadãos pretende conhecer “toda a extensão da dívida pública portuguesa”, exigindo às entidades públicas “a informação que é direito dos cidadãos em democracia”.

O movimento propõe-se também a pesquisar, compilar e analisar os dados que poderão contribuir para esse esclarecimento.

De acordo com o documento, Carvalho da Silva e os ex-secretários de Estado Ana Benavente e António Carlos Santos vão estar na conferência de imprensa que hoje se realiza.

Esta experiência não é inédita e não é a primeira vez que se fala numa auditoria cidadã. No Brasil, por exemplo, há um movimento pela Auditoria Cidadã, que promove uma auditoria à dívida pública enquanto o Congresso Nacional não convoca uma auditoria oficial.


Ver comentários
Saber mais auditoria cidadã dívida pública movimento 12 Março
Mais lidas
Outras Notícias