A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IMF afirma que a previsão do Governo para o défice em 2009 "é optimista"

O INE apresentou hoje uma previsão do défice orçamental português para 2009, estimando-o em 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), previsão que o IMF (Informação de Mercados Financeiros) classifica de "optimista" , no actual contexto de macroeconómico.

Paulo Moutinho 27 de Março de 2009 às 11:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O INE apresentou hoje uma previsão do défice orçamental português para 2009, estimando-o em 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), previsão que o IMF (Informação de Mercados Financeiros) classifica de “optimista”, no actual contexto de macroeconómico.

“Do lado da receita a desaceleração do produto deverá, em princípio, dificultar a recolha de todo o tipo de impostos (IRS, IRS, IVA, Combustíveis, Habitação, etc)”, sublinha o economista da IMF, Filipe Garcia.

Simultaneamente “as obrigações do Estado parecem estar a aumentar, dados os programas de incentivo à economia e de apoio social que têm sido anunciados”, acrescenta o IMF.

“Ao manter a previsão do défice o Governo passa a mensagem que a situação não se alterou desde a última previsão, o que tem que ser considerado como uma posição no mínimo pouco conservadora. No entanto, não temos dados para dizer que a previsão seja errada, até porque o apuramento do valor do défice tem as suas ‘nuances’ contabilísticas”.

Filipe Garcia conclui notando que “o valor de 3,9% [previsto para o PIB] é muito alto e a par dos maus resultados das contas externas consolida a posição altamente vulnerável da economia portuguesa”.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias