Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Imposto sobre combustíveis aumenta na segunda-feira

Foi hoje publicada em Diário da República a portaria que aumenta o Imposto sobre Produtos Petrolíferos. A partir de segunda-feira, os combustíveis vão ficar 2,5 cêntimos mais caros por litro.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 05 de Janeiro de 2007 às 12:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Foi hoje publicada em Diário da República a portaria que aumenta o Imposto sobre Produtos Petrolíferos. A partir de segunda-feira, os combustíveis vão ficar 2,5 cêntimos mais caros por litro.

"De harmonia com a política fiscal definida pelo Governo, as taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) incidentes sobre a gasolina e o gasóleo rodoviário têm de ser alteradas em conformidade com o que dispõe o Programa de Estabilidade e Crescimento apresentado pelo Governo à Comissão Europeia", refere a portaria publicada hoje e assinada pelo ministro da economia, Manuel Pinho.

Estava já previsto que o ISP aumentasse em 2,5 cêntimos por litro este ano, sendo que o Governo deverá voltar a aumentar o ISP, para reflectir a taxa de inflação estimada (2,1%) para este ano. Devido à subida dos preços da matéria-prima, o Executivo optou o ano passado por não repercutir a inflação no ISP.

O aumento conjunto do ISP e da inflação (que não é para já) representa um agravamento de 4 cêntimos no preço dos combustíveis este ano.

Impostos representam mais de metade do preço

A partir de segunda-feira, passam a ser cobrados 364,41 euros por cada mil litros de gasóleo, de acordo com a portaria hoje assinada. Este valor representa que um litro de gasóleo pagará 0,36441 euros de imposto.

Assim, os impostos (ISP e IVA de 21%) representam mais de metade do preço de venda ao pública no caso do gasóleo. Na Galp o litro do gasóleo custa actualmente 0,998 euros por litro, preço que subirá para 1,023 euros na próxima segunda-feira, para reflectir o novo ISP.

No caso da gasolina sem chumbo 95 octanas, o ISP vai subir para 592,95 euros por mil litros, ou 0,59295 euros por litro. Na Galp este combustível custa actualmente 1,223 euros por litro.

No caso da gasolina sem chumbo 98 octanas, o ISP vai subir para 620 euros por mil litros, ou 0,62 euros por litro. Na Galp este combustível custa actualmente 1,288 euros por litro.

Outras Notícias