Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Impostos não devem pagar descentralização

Especialistas estão contra o aumento da carga fiscal para financiar a transferência de competências para os municípios. IUC e IMT deveriam ser eliminados mas o IMI deveria subir.

# Porque Desce - António Lobo Xavier recua este ano alguns lugares - em 2017 estava na 16.ª posição -, mas essa descida deriva mais do dinamismo inerente à própria lista do que propriamente de uma perda de influência. O advogado mantém-se como um dos nomes mais fortes na vida política (enquanto comentador e conselheiro de Marcelo), nos negócios (com presença em grandes empresas) e na advocacia, por via da sociedade de advogados em que é sócio, a Morais Leitão.
Alexandre Azevedo
Salomé Pinto salomepinto@negocios.pt 12 de Fevereiro de 2019 às 17:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

"Não existem indícios para podermos dizer que existe uma ligação entre a grande eficácia da descentralização e a detenção de poder completo sobre poderes tributários", afirmou António Lobo Xavier esta terça-feira, dia 12, durante o fórum sobre políticas públicas, na Assembleia da República.

 

O antigo dirigente do CDS e responsável pela reforma do IRC considera que os atuais impostos que servem as autarquias como o IMI ou o IMT são suficientes. E considera que o IUC deveria ser eliminado.

 

O financiamento da descentralização deve ser realizado "à custa da transferência de receitas do Estado central e não através da criação de novas figuras tributárias", acrescenta o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e professor da Universidade Católica, Sérgio Vasques. "O IMT e o IUC deveriam mesmo ser eliminados", acrescenta.

 

Já a economista Susana Peralta considera que é "por via do reforço do IMI que os municípios poderão obter mais recursos financeiros, de forma mais justa e transparente para a população". A professora da Universidade Nova de Lisboa diz, no entanto, que "para isso seria necessário obter dados mais concretos das Finanças de forma a não penalizar as famílias com menos rendimentos". "Mas esses dados não são conhecidos nem esse estudo está realizado pelo Governo", sublinha.

Ver comentários
Saber mais IUC Assembleia da República António Lobo Xavier CDS IMT IRC IMI secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Sérgio Vasques Susana Peralta política
Mais lidas
Outras Notícias