Economia Incêndios: registados 30 feridos, mas chamas "estão a ceder"

Incêndios: registados 30 feridos, mas chamas "estão a ceder"

Depois de dois dias de combate intenso, chamas dos incêndios que lavram no centro do país começam a ceder à ação dos bombeiros. Algumas casas arderam esta tarde.
Incêndios: registados 30 feridos, mas chamas "estão a ceder"
Ricardo Ponte
Diogo Barreto - Sábado 22 de julho de 2019 às 01:18

O número de feridos nos incêndios deste fim de semana voltou a subir, mas as chamas estão a ceder, informou o comandante operacional da Proteção Civil Luís Belo Costa, no ponto de situação realizado este domingo pouco antes da meia-noite. 

No ponto de situação o comandante operacional anunciou que "os trabalhos estão a correr substancialmente melhor" e que "o incêndio está a ceder". Costa Belo garantiu também que o fogo não havia ainda chegado à aldeia de Proença-a-Nova, ao contrário daquilo que chegou a ser avançado por alguns meios de comunicação.

 

Foi ainda informado que o número de feridos voltou a subir. No briefing das 20h, a porta-voz do INEM tinha contabilizado 30 feridos, nove deles que tinham sido encaminhados para unidades hospitalares, uma deles em estado grave. Costa Belo refere que há mais um civil com ferimentos leves e que foi assistido no local, não tendo sido necessário transportá-lo para uma unidade hospitalar. No entanto, a especialista do INEM, reconhecendo a existência de mais um ferido, diz que a contagem se fica pelos 30, atualizando a informação anteriormente veiculada. 

Sobre o número de casas consumidas pelo fogo, o comandante operacional confirmou a existência de algumas habitações consumidas pelas chamas, mas garante que ainda não foi possível fazer o levantamento de casas consumidas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil informou pelas 23h35 que estavam várias estradas cortadas, destaque para a Nacional 2 entre Vila de Rei e Fundada. Estavam também cortadas a EN 244, EN 244-1 e a EN 348.

A Proteção Civil instalou também um posto de comando em Moção. A informação foi avançada à RTP pelo Presidente da Câmara. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI