Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Indicador de clima económico em Julho próximo de mínimos de Abril

O indicador de clima económico nacional permaneceu em Julho num patamar próximo do mínimo atingido em Abril, embora a informação económica quantitativa de Junho revela alguma melhoria, adiantou o INE.

Bárbara Leite 21 de Agosto de 2003 às 11:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O indicador de clima económico nacional permaneceu em Julho num patamar próximo do mínimo atingido em Abril, embora a informação económica quantitativa de Junho revela alguma melhoria, adiantou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo dados hoje veiculados pelo instituto, o saldo de respostas para este indicador alcançou os mesmos -2,2 registados no mês de Junho. Em Abril, o saldo das respostas ficou nos -2,4.

Os indicadores económicos em Junho revelaram sinais de recuperação devido à retoma do consumo privado e do investimento. Porém, os sinais positivos registados no inicio de 2003, quanto à procura externa inverteram-se, dado o abrandamento das economias, destacando-se a quebra das exportações em Maio.

A inflação homóloga voltou a abrandar, registando 2,9% em Julho.

O indicador coincidente do Banco de Portugal, que mede a actividade económica no nosso país, apresentou uma contracção de 4,1% no primeiro semestre do ano e agravou a tendência de queda no segundo trimestre, embora os dados sugiram uma recuperação do consumo privado na segunda metade do ano.

Mais lidas
Outras Notícias