Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Indicador de clima recupera em Fevereiro mas mantém-se negativo

O indicador de clima económico recuperou em Fevereiro, apesar de se manter em terreno negativo, com o sector do comércio a ser o único a contribuir para esta melhoria.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 17 de Março de 2006 às 14:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O indicador de clima económico recuperou em Fevereiro, apesar de se manter em terreno negativo, com o sector do comércio a ser o único a contribuir para esta melhoria.

«Em Fevereiro o indicador de clima recuperou, para tal tendo contribuído exclusivamente a melhoria observada nas opiniões do sector do comércio», de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Esta tendência foi alargada ao indicador de confiança dos consumidores que passou dos 41,2 pontos negativos para os 40,0 pontos negativos. «O consumo privado terá recuperado, efeito que foi generalizado às componentes de consumo corrente e de bens duradouros, prevendo-se que esse movimento se prolongue, atendendo à informação do indicador qualitativo, já disponível até Fevereiro», adianta o INE.

Já o indicador de actividade registou uma evolução desfavorável em Janeiro, tinha vindo a recuperar nos últimos três meses mas no primeiro mês de 2005 recuou dos 1,3 pontos para os 1,1 pontos, o mesmo nível observado em Outubro.

«O investimento piorou, tal como sucedera no mês anterior, situando-se agora em níveis que já não se verificavam desde Janeiro de 2004», segundo a mesma fonte.

No mercado de trabalho, a informação mais recente continua a apresentar sinais desfavoráveis, com as expectativas de emprego a descerem dos 54,3 pontos para os 53,6 pontos em Fevereiro.

A inflação foi de 2,8% em Fevereiro, mais 0,2 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior.

Outras Notícias