Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Indicador de confiança dos serviços prestados às empresas sobe em Maio

O indicador que mede a confiança dos serviços prestados às empresas registou uma melhoria em Maio face ao mês anterior, prolongando a tendência positiva iniciada no final do ano precedente, de acordo...

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 06 de Junho de 2002 às 11:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O indicador que mede a confiança dos serviços prestados às empresas registou uma melhoria em Maio face ao mês anterior, prolongando a tendência positiva iniciada no final do ano precedente, de acordo com o INE.

No entanto, e de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), as opiniões sobre o desenvolvimento da actividade evoluíram desfavoravelmente, à semelhança do que tem ocorrido desde Novembro do ano precedente.

A tendência deste indicador foi contrariada, segundo o mesmo estudo, quer pelas opiniões sobre a situação da carteira de encomendas quer pelas perspectivas de evolução da procura.

As opiniões sobre a evolução do volume de vendas também apresentam um perfil «claramente positivo» desde o início do ano, o que permitiu, entre Março e Abril, uma inversão no sentido positivo do indicador sobre as perspectivas de evolução do emprego. Em ambos os casos, o INE alerta para algum efeito sazonal que deverá ser tido em conta.

De entre os sub-sectores inquiridos pelo instituto de estatística, desataca-se o dos alojamentos e restauração que contribuiu com 3,1% do valor acrescentado bruto português (VAB) em 1998, os correios e telecomunicações com 2,9% do VAB nacional, as actividade imobiliárias com 6,6% do VAB nacional e finalmente o aluguer de máquinas e de equipamentos sem pessoal e de bens pessoais e domésticos que apresentou um peso de 1,1%.

Ver comentários
Outras Notícias