Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Indicador de confiança na construção e obras públicas recua em Junho

O indicador que mede a confiança no sector da construção e obras pública para o mês de Junho, apresentou uma evolução negativa, diz o INE, que salienta a intensificação da tendência descendente dos últimos doze meses.

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 09 de Julho de 2002 às 11:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O indicador que mede a confiança no sector da construção e obras pública para o mês de Junho, apresentou uma evolução negativa, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que salienta a intensificação da tendência descendente dos últimos doze meses.

Em Junho, segundo o INE, esta deterioração na confiança ficou-se a dever ao «comportamento desfavorável das opiniões sobre as encomendas em carteira e às perspectivas de criação de emprego».

O valor observado no mês em análise, é o mais baixo de toda a série iniciada em 1997, destaca o instituto de estatística.

Exceptuando as actividades ligadas à construção de edifícios não residenciais, nos restantes tipos de obra, manteve-se o clima de «pessimismo crescente», observado nos últimos meses nas respostas recolhidas pelo INE sobre a evolução da actividade passada.

As perspectivas de criação de emprego apresentaram-se igualmente «mais pessimistas», e o INE realça a intensidade das apreciações de sinal negativo observadas nas empresas com actividades ligadas às obras públicas.

Relativamente aos principais factores limitativos da actividade, os inquiridos destacaram a insuficiência da procura, embora tenham diminuído a referência à escassez de mão-de-obra qualificada.

Em todos os tipos de obra, as expectativas quanto ao aumento dos preços, «mantêm-se a um nível baixo, prolongando a tendência descendente dos últimos meses», conclui estudo do INE.

Ver comentários
Outras Notícias