Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Índice dos indicadores económicos dos EUA sobe 0,2% em Novembro

O índice que mede os principais indicadores económicos dos EUA, elaborado pelo instituto privado norte-americano Conference Board, aumentou 0,2% em Novembro – interrompendo uma série de cinco meses consecutivos de quedas.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 20 de Dezembro de 2004 às 15:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O índice que mede os principais indicadores económicos dos EUA, elaborado pelo instituto privado norte-americano Conference Board, aumentou 0,2% em Novembro – interrompendo uma série de cinco meses consecutivos de quedas – um ganho que poderá ser, no entanto, demasiado pequeno para prevenir a desaceleração da expansão económica para o próximo ano.

A aumento verificado em Novembro no índice monitorizado pelo Conference Board – que perspectiva como irá desenvolver-se a maior economia dos EUA nos próximos três a seis meses – segue-se a cinco meses consecutivos de quedas, nomeadamente o declínio de 0,4% registado em Outubro. O índice estava em queda desde Junho.

Esta subida foi maior do que a esperada pelos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para um avanço de 0,1%.

A subida dos preços das acções e o declínio nos pedidos iniciais de subsídio de desemprego fez com que o índice referido aumentasse.

Estes dados ajudam a explicar as estimativas da Casa Branca e dos economistas privados de que o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano vai expandir-se 3,5% em 2005, contra 3,3% deste ano. O crescimento anual dos EUA registou uma média de 3,3% nas últimas duas décadas, um período que incluiu duas recessões e uma expansão recorde de dez anos de expansão.

Ver comentários
Outras Notícias