Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

INE diz clima económico estabiliza em nível muito baixo

O Indicador de Clima Económico estabilizou, em Março, pelo segundo mês consecutivo «no seu nível mínimo» e o Indicador de Actividade Económica apresentou, em Fevereiro, «uma evolução menos negativa», informa hoje o INE.

Jorge Campos da Costa jccosta@mediafin.pt 17 de Abril de 2003 às 11:02
  • Partilhar artigo
  • ...
O Indicador de Clima Económico estabilizou, em Março, pelo segundo mês consecutivo «no seu nível mínimo» e o Indicador de Actividade Económica apresentou, em Fevereiro, «uma evolução menos negativa», informa hoje o Instituto Nacional de Estatística na sua Síntese Económica de Conjuntura referente a Março.

Por componente da despesa nacional, o INE refere que as últimas «indicações sobre o consumo privado são um pouco mais favoráveis, mas não se registam melhorias significativas do lado do investimento».

Já as exportações revelaram algum dinamismo nos dois primeiros meses do ano, com o comércio extra-comunitário a destacar-se. Mas os sinais do comércio internacional, decisivos para a retoma económica, continuam pouco animadores quanto ao futuro, já que «os indicadores externos mais recentes apontam em Março para um ligeiro aprofundamento do pessimismo dos agentes, comportamento mais evidente no indicador de confiança dos consumidores na União Europeia».

Quanto ao desemprego, informa o INE que «a situação no mercado de trabalho não se agravou face ao mês anterior, embora as opiniões dos empresários tenham continuado muito pessimistas».

Outras Notícias