Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

INE diz evolução económica piora no primeiro trimestre

A actividade económica em Portugal registou um agravamento da evolução negativa no primeiro trimestre, com recuos na produção industrial, vendas a retalho e turismo. O desemprego aumentou dois pontos percentuais, diz o INE.

Isabel Aveiro ia@negocios.pt 26 de Maio de 2003 às 11:00
  • Partilhar artigo
  • ...
A actividade económica em Portugal registou um agravamento da evolução negativa no primeiro trimestre de 2003, com recuos na produção industrial, vendas a retalho e turismo. O desemprego aumentou dois pontos percentuais face a igual período de 2002, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

«No primeiro trimestre agravou-se a evolução negativa da actividade, a avaliar pelos comportamentos médios dos indicadores de clima e de actividade», anunciou hoje o INE.

Na Síntese Económica de Conjuntura relativa aos primeiros três meses do ano, hoje divulgada, o INE afirma que a produção industrial voltou a evoluir negativamente, e de forma mais agravada do que no trimestre precedente».

Idêntica evolução ocorreu nas vendas do comércio a retalho, «embora com as correspondentes variações homólogas menos intensas».

Os «elementos relativos à construção continuaram também negativos, designadamente as variações das vendas dos principais materiais e do emprego».

Igual evolução, pelo menos até Fevereiro, teve o turismo e a restauração.

Entre Janeiro e Março deste ano «o emprego no conjunto da economia voltou a diminuir, o desemprego a crescer a um ritmo intenso». A taxa de desemprego «aumentou em quase dois pontos percentuais face ao primeiro trimestre do ano precedente», atingindo os 6.4% no final de Março.

No final do mesmo mês do ano passado, a taxa de desemprego era de 4,5%.

Outras Notícias