Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação acelera ligeiramente para 0,7% em Março

Os preços ao consumidor continuam com uma evolução contida, mostram os dados publicados esta quinta-feira pelo INE.

Reuters
Margarida Peixoto margaridapeixoto@negocios.pt 29 de Março de 2018 às 10:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A taxa de inflação homóloga aumentou uma décima em Março, para 0,7%, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo a primeira estimativa rápida. 

Excluindo os produtos alimentares não transformados e os bens energéticos, categorias mais sujeitas a variações bruscas de preços e que pressionam neste momento os números em baixa, a inflação subjacente passou para 0,8%, ligeiramente acima dos 0,6% que tinham sido registados em Fevereiro. Ainda assim, este é um valor que mostra que os preços continuam com uma evolução contida, apesar do crescimento da economia nacional. 

Olhando para a comparação mensal, os preços também aceleraram em Março, com a inflação a atingir 1,9%, corrigindo da queda de 0,7% que tinha sido apurada pelos dados definitivos de Fevereiro. Ainda assim, a média dos últimos 12 meses mantém-se baixa, em 1,2%.

Segundo o INE, o índice harmonizado de preços no consumidor em Portugal, indicador que permite a comparação directa com os restantes países da Zona Euro, ficou em 0,8%, uma décima acima do número apurado para Fevereiro. Contudo, o Eurostat só prevê divulgar a primeira estimativa rápida para o conjunto da moeda única a 4 de Abril.
Ver comentários
Saber mais Inflação preços INE
Mais lidas
Outras Notícias