Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação em Portugal em território ainda mais negativo com queda para -0,7%

A forte descida dos preços da energia colocou a inflação em terreno ainda mais negativo em maio.

Retalho vai ganhar com transferência do consumo de fora para dentro de casa.
António Pugliese
Rita Faria afaria@negocios.pt 29 de Maio de 2020 às 09:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A taxa de inflação em Portugal entrou em território ainda mais negativo em maio, com os preços no consumidor a descerem 0,7%, em maio, face ao mesmo mês do ano passado.

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 29 de maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação desceu de -0,2%, em abril, para -0,7%, em maio, refletindo uma forte quebra dos preços da energia.

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,7% em maio de 2020, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à registada em abril", revel a o INE na estimativa rápida para o mês de maio.

Já a inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis da energia e dos produtos alimentares não transformados terá registado uma variação de -0,4%, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais face a abril.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -11,2%, traduzindo uma variação ainda mais negativa que em abril (taxa de -9,4%).

Na comparação mensal, o índice de Preços no Consumidor terá diminuído 0,4%.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de maio serão publicados pelo INE no próximo dia 12 de junho.

Ver comentários
Saber mais preços inflação
Mais lidas
Outras Notícias