Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro ainda mais contida em maio

A inflação dos países da Zona Euro aproximou-se de zero, em maio, reforçando a descida que já se vem registando desde fevereiro.

Mariline Alves
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 29 de Maio de 2020 às 10:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A inflação no mês de maio, de acordo com a estimativa rápida lançada pelo gabinete de estatística europeu esta sexta-feira, 29 de maio, fixou-se em 0,1%, abaixo da marca de abril.

 

No mês passado, a inflação situou-se nos 0,3%, depois de em março ter ficado pelos 0,7%. O terceiro mês do ano foi o primeiro, pelo menos desde dezembro, em que a inflação esteve abaixo da fasquia de 1%.

O Eurostat aponta que maio é um mês "ainda marcado pelas medidas de contenção" da pandemia de covid-19, que, obrigando ao isolamento dos cidadãos em suas casas, travou bruscamente o consumo no Velho Continente. 

 

Os preços da alimentação e tabaco e álcool devem mostrar a variação mais alta em maio, de 3,3%, abaixo dos 3,6% de abril. Seguem-se os serviços, com uma inflação de 1,2% e os bens industriais não-energéticos, que contam uma taxa de 0,2%. A energia mostra uma marca ainda mais negativa, de -12%.

 

Olhando país a país, Portugal mostra a décima taxa de inflação mais baixa entre os 19 países que compõem a Zona Euro, e faz parte do grupo de 12 que fica em território negativo.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro economia negócios e finanças macroeconomia
Mais lidas
Outras Notícias