Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro excede limite do BCE pelo 13º mês consecutivo

A taxa de inflação dos doze países da Zona Euro manteve-se acima do limite de 2% estipulado pelo Banco Central Europeu (BCE) pelo décimo terceiro mês consecutivo, em Fevereiro, dando suporte à autoridade monetária para aumentar as taxas de juro.

Paulo Moutinho 01 de Março de 2006 às 12:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A taxa de inflação dos doze países da Zona Euro manteve-se acima do limite de 2% estipulado pelo Banco Central Europeu (BCE) pelo décimo terceiro mês consecutivo, dando suporte à autoridade monetária para aumentar as taxas de juro.

Os preços no consumidor subiram 2,3% em Fevereiro face ao mesmo mês de 2005, um valor que compara com os 2,4% verificados no mês anterior, segundo os dados provisórios da União Europeia, igualando a estimativa de um painel de 37 economistas consultados pela Bloomberg. Os números finais serão publicados no próximo dia 16 de Março.

O Banco Central Europeu, que pretende manter a inflação abaixo do limite de 2%, prevê exceder este nível em 2006, pelo sétimo ano consecutivo, à medida que os preços do petróleo e o fortalecimento da economia impulsionam os pedidos de aumento de salários na região.

A inflação verificada na Zona Euro dá ao BCE suporte para aumentar as taxas de juro de referência da região. Na reunião de amanhã, é quase certa a subida dos juros para 2,5%, depois do aumento para 2,25% efectuado em Dezembro, que elevou a taxa de referência do valor mais baixo das últimas seis décadas.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias