Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação retoma movimento descendente

Os preços subiram 0,6% em Outubro face ao mês anterior, menos uma décima que a verificada no mesmo período do ano anterior. A taxa de variação homóloga recuou para 3%

Marta Moitinho Oliveira mmoliveira@mediafin.pt 14 de Novembro de 2003 às 11:01
  • Partilhar artigo
  • ...

Os preços subiram 0,6% em Outubro face ao mês anterior, menos uma décima que a verificada no mesmo período do ano anterior. A taxa de variação homóloga recuou para 3% depois de em Setembro ter interrompido a trajectória descendente que se verificava desde Março.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, a taxa de variação média anual voltou a recuar pelo terceiro mês consecutivo, encontrando-se agora nos 3,5%.

Em termos de variação mensal, as principais contribuições para o aumento dos preços vieram das classes de Educação e de Vestuário e Calçado, cujos preços cresceram respectivamente 10,1% e 4,8%. Este comportamento é habitual neste mês, já que Outubro marca o início do ano escolar e a chegada às lojas das novas colecções de Outono/Inverno.

Em termos homólogos, os principais aumentos de preços resultaram da evolução das classes de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, transportes e restaurante hotéis e cafés.

Outras Notícias