Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na China subiu 3,8% no primeiro trimestre

A inflação na China no primeiro trimestre de 2012 abrandou para 3,8%, menos 1,6 pontos percentuais do que a média de 2011, segundo anunciou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas da China.

Lusa 09 de Abril de 2012 às 08:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Em Março, o Índice de Preços no Consumidor da China (IPC), um dos principais indicadores da inflação, voltou a subir em relação ao mês anterior (de 3,2% para 3,6%), mas manteve-se aquém dos 4,5% registados em Janeiro.

Os preços dos produtos alimentares, que representam um terço do cabaz em função do qual é calculado o IPC, subiram 7,5% no mês passado, mais 1,3 pontos percentuais do que em Fevereiro.

Este ano, o governo chinês prometeu "manter a inflação em torno dos quatro por cento", cerca de 1,5 pontos percentuais abaixo da média de 2011 (5,4%).

Em Julho passado, a inflação chegou a atingir 6,5%, o valor mais alto dos últimos três anos.

A China é a segunda maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos, e após a crise financeira de 2008, tornou-se um dos principias motores da recuperação económica global.

A meta de crescimento do Produto Interno Bruto chinês apontada para 2012 (7,5%) é a mais baixa dos últimos oito anos e está mais de dois pontos aquém da média anual registada desde o início da política de "Reforma e Abertura", no final da década de 1970.

Ver comentários
Saber mais Inflação primeiro trimestre China
Mais lidas
Outras Notícias