Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação negativa na Zona Euro pelo quarto mês consecutivo

Os preços no consumidor caíram pelo quarto mês consecutivo, na Zona Euro em Setembro, conduzidos pelos preços da energia e pela redução dos custos de produção e de postos de trabalho.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 15 de Outubro de 2009 às 10:35
Os preços no consumidor caíram pelo quarto mês consecutivo, na Zona Euro em Setembro, conduzidos pelos preços da energia e pela redução dos custos de produção e de postos de trabalho.

O nível geral de preços caiu 0,3%, no conjunto dos 16 estados-membros da região, em Setembro, face ao mesmo mês do ano anterior, segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, citado pela Bloomberg. A queda dos preços no mês de Setembro surge em linha com o esperado e anunciado na estimativa rápida do Eurostat divulgada a 30 de Setembro.

Os menores custos da energia ajudaram os preços cobrados ao consumidor final a descer, com as empresas a reduzirem despesas para sobreviver à maior recessão em, pelo menos, seis décadas e com a taxa de desemprego em máximos de dez anos.

O presidente do Banco Central Europeu disse, a 8 de Outubro, que a economia vai recuperar “a um ritmo gradual”, com a inflação a tornar-se positiva “nos próximos meses”, segundo a Bloomberg.

“A inflação vai, provavelmente, aproximar-se de zero no próximo mês e passar para 1% no final do ano”, disse o economista do Commerzbank, Christoph Weil. “As empresas ainda estão a cortar custos e não estão prontas para aumentar os preços. Não haverá pressão inflacionista nos próximos tempos”, acrescentou.

Os preços da energia caíram 11% em Setembro, face ao ano anterior, de acordo com o mesmo relatório e os preços da indústria dos transportes desceram 3,7%. Os preços da habitação desceram 1,6%, enquanto a alimentação caiu 1,3% no ano.

A inflação, excluindo os preços da alimentação e energia, caiu para 1,2% em Setembro, de 1,3% no mês anterior, atingindo o valor mais baixo desde Fevereiro de 2006.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio