Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Investidores da Zona Euro recuperam do efeito Brexit

A percepção nos 18 Estados-membros da moeda única é de que o choque causado pela anunciada saída do Reino Unido da União Europeia ficou para trás. Os investidores acreditam numa retoma "moderada" do Velho Continente.

Reuters
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 10 de Outubro de 2016 às 10:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O sentimento dos investidores da Zona Euro melhorou em Outubro para o melhor valor desde a decisão do Reino Unido abandonar a União Europeia, tomada no referendo de 23 de Junho, sinalizando que o efeito de incerteza associado a esta desvinculação está a ser ultrapassado.


De acordo com o grupo de pesquisa alemão Sentix, o índice com o mesmo nome (que inquire mil investidores) subiu em Outubro para 8,5 - um máximo de Dezembro de 2015 -, contra os 5,6 registados em Setembro e acima dos 6,3 esperados pelos analistas sondados pela Reuters.


"De acordo com os investidores a economia da Zona Euro superaram o choque induzido pelo Brexit. (…) No entanto, a economia permanece apenas num caminho de recuperação moderada", refere um comunicado do Sentix citado pela Reuters.


Os investidores estão mais optimistas em relação à economia mundial – onde esperam que o caminho de recuperação moderada continue – e também em relação à economia alemã, o motor económico da Europa e da Zona Euro, onde o índice disparou de 19,5 em Setembro para 27,7 em Outubro.


"Nos meses recentes, os índices Sentix têm indicado que a economia alemã está a ter um desempenho forte", refere o texto do inquérito.

Na semana passada, os dados conhecidos de encomendas à indústria e de produção industrial também indicavam uma boa performance da economia germânica.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Reino Unido Zona Euro economia negócios e finanças macroeconomia
Outras Notícias