Economia Vítor Gaspar: Investimento no primeiro trimestre de 2013 foi afectado pelo mau tempo

Vítor Gaspar: Investimento no primeiro trimestre de 2013 foi afectado pelo mau tempo

Vítor Gaspar justifica o comportamento do investimento nos primeiros três meses do ano com as condições meteorológicas, que afectam a construção civil.
A carregar o vídeo ...
Bruno Simões 07 de junho de 2013 às 15:09

Questionado por Pedro Marques, do PS, e por Honório Novo, do PCP, sobre a redução do investimento, Gaspar avançou com uma explicação climatérica. “Naturalmente é muito preocupante, sendo no entanto que o investimento no primeiro trimestre é adversamente afectado pelas condições meteorológicas no início do ano, que afectaram a actividade da construção”, justificou o ministro das Finanças.

 

Ainda assim, Gaspar lembra que o Orçamento Rectificativo “tem medidas concretas de carácter fiscal que se destinam a promover a recuperação do investimento na segunda metade do ano”, medidas que são permitidas “uma vez que cumprimos os limites do nosso programa de ajustamento, é um exemplo claro de cumprir para recuperar”, afiançou Gaspar.

 

O ministro deixou ainda o alerta: o pós-troika será “crucial” para Portugal, e obrigará o País a “abandonar os vícios de comportamento” que o impediram “de se adaptar à zona do Euro. Trata-se de uma mudança de regime”, prevê Vítor Gaspar.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI