Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IPC sobe 0,2% em Janeiro; inflação homóloga desce para 3,5%

O índice de preços no consumidor aumentou 0,2% entre Dezembro de 2001 e Janeiro de 2002, levando a inflação homóloga nacional a abrandar para os 3,5%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 15 de Fevereiro de 2002 às 11:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O índice de preços no consumidor (IPC) aumentou 0,2% entre Dezembro de 2001 e Janeiro de 2002, levando a inflação homóloga nacional a abrandar para os 3,5%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do INE, o crescimento de preços mensal foi inferior em duas décimas de ponto percentual ao observado no mesmo período do ano passado. Estes dados saíram em linha com as estimativas de cinco analistas contactados pelo Negocios.pt.

O resultado alcançado foi essencialmente causado pelo aumento de preços ao nível das classes «produtos alimentares e bebidas não alcoólicas» e «hotéis, cafés e restaurantes».

A classe «vestuário e calçado» alcançou a variação em cadeia mais elevada em termos absolutos (-6,4%), «reflectindo o efeito sazonal dos saldos que é tradicional no início de cada ano», segundo o mesmo relatório do INE. Este recuo, aliado à descida do preço da gasolina atenuaram as subidas ocorridas nos outros sectores.

Inflação média anual interrompe movimento ascendente desde Maio de 2000

Em termos homólogos, a taxa de variação foi de 3,5%, valor este inferior em duas décimas de ponto percentual ao observado no mês de Dezembro.

Comparando os meses de Janeiro de 2001 e 2002, as variações mais significativas registaram-se nas classes de «educação» (6,1%) e «bens e serviços diversos» (5,1%).

Em termos regionais, o INE enaltece o contributo de 75% da variação observada a nível nacional, pelas regiões de Lisboa e Vale do Tejo.

No âmbito dos «doze», a variação média dos últimos doze meses situou-se nos 4,3%. O diferencial entre a inflação média portuguesa cifrou-se em Dezembro de 2001 nos 1,8 pontos percentuais, aumentado face a Novembro. Este valor seria de 1,7 pontos percentuais com base nos dados do Eurostat.

A taxa de inflação média baixou para os 4,3% e de acordo com a mesma fonte, «este resultado interrompe, pela primeira vez, o movimento ascendente iniciado em Maio de 2000.

Outras Notícias