Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda diz «sim» ao alargamento da União Europeia

O povo irlandês votou, no sábado, favoravelmente o alargamento da União Europeia aos países de Leste, com 62,9% dos eleitores a favor e 37,1% contra.

Joaquim Madrinha 21 de Outubro de 2002 às 09:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O povo irlandês votou, no sábado, favoravelmente o alargamento da União Europeia aos países de Leste, com 62,9% dos eleitores a favor e 37,1% contra. O segundo referendo ao tratado de Nice foi aprovado com uma votação mais expressiva do que a esperada.

Depois de, há um ano atrás, os irlandeses terem sido os únicos mostrar-se contra o alargamento da União Europeia, o segundo referendo sobre o tratado de Nice veio revelar uma mudança de opinião do povo irlandês, contribuindo de forma decisiva para o avançar do processo.

Dos 1,4 milhões de habitantes, 62,9% votaram a favor e 37,1% contra. Todos os distritos votaram a favor.

«O povo irlandês tomou uma decisão histórica acerca dos destinos da União Europeia e do papel que desempenhamos nela», afirmou o primeiro ministro irlandês, Bertie Ahern.

Os países que, em 2004, esperam ingressar na União Europeia são a Eslováquia, Eslovénia, Lituânia, Letónia, Estónia, Chipre e Malta. A Bulgária e a Roménia deverão aderir em 2007.

Outras Notícias