Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Itália consegue financiar-se com os juros mais baixos desde Março

Itália regressou ao mercado. Colocou no mercado bilhetes do Tesouro a seis meses e conseguiu financiar-se com o custo mais baixo desde Março.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 26 de Setembro de 2012 às 10:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Roma vendeu nove mil milhões de euros em bilhetes do Tesouro, com uma maturidade a seis meses. A taxa cobrada por esta emissão foi de 1,503%, o que compara com os 1,585% pagos no último leilão comparável e que decorreu a 29 de Agosto.

A procura foi 1,39 vezes a oferta, o que representa uma descida face ao último leilão, altura em que a procura foi de 1,69 vezes.

Esta foi a primeira vez que Itália foi ao mercado desde que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou a disponibilidade para comprar mais dívida dos países, uma decisão que terá contribuído para a descida dos juros cobrados a Itália.

O leilão surge também um dia depois de Mario Monti, primeiro-ministro, ter dito que não se vai candidatar às eleições que vão ocorrer em 2013. Recorde-se que Monti assumiu o cargo de primeiro-ministro em Novembro de 2011, substituindo Silvio Berlusconi depois de um aumento de pressão sobre o Executivo, numa altura em que a crise de dívida estava a começar a ameaçar Espanha e Itália.
Ver comentários
Saber mais Itália juros financiamento
Outras Notícias