Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jaime Gama vai liderar Fundação Francisco Manuel dos Santos a partir de Setembro

O ex-presidente da Assembleia da República substitui Nuno Garoupa no cargo de presidente da fundação. Jaime Gama será presidente da comissão executiva e do conselho de administração da instituição.

João Manuel Ribeiro/Negócios
Negócios com Lusa 18 de Abril de 2016 às 11:33
  • Partilhar artigo
  • ...
Jaime Gama vai ser o novo presidente do conselho de administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, substituindo Nuno Garoupa que se demitiu para regressar à vida académica, na universidade do Texas, anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, a fundação congratula-se com a aceitação por parte de Jaime Gama, "uma escolha óbvia" justificada pela sua cultura, experiência e conhecimento geoestratégico identificado com os princípios que regem a entidade.

"O convite foi aceite com data de 1 de Setembro de 2016", acrescenta a informação assinada pelo presidente do Conselho de Curadores da Fundação, Alexandre Soares dos Santos, acrescentado que Jaime Gama será presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva.

Jaime Gama, de 68 anos, foi fundador do PS, presidente da Assembleia da República entre 2005 e 2011, e ocupou o cargo de ministro várias vezes, nomeadamente das pastas de Administração Interna e Defesa Nacional. O seu nome chegou a ser falado para potencial candidato a Belém, mas o socialista viria a afastar esse cenário. Desde 2014 é presidente do Conselho de Administração do Novo Banco dos Açores.

No comunicado, a fundação agradece o trabalho de Nuno Garoupa, que considera difícil, como sucessor de António Barreto, desejando sucessos no seu regresso à docência da Texas A&m University School of Law.

Nuno Garoupa está à frente da Fundação Francisco Manuel dos Santos desde que António Barreto saiu da presidência há dois anos, em 16 de Abril de 2014, em alegada divergência com Alexandre Soares dos Santos e depois de completar um mandato de cinco anos e seis meses à frente da instituição.
Ver comentários
Saber mais Jaime Gama Fundação Francisco Manuel dos Santos Nuno Garoupa Alexandre Soares dos Santos política governo (sistema) pingo doce
Outras Notícias