Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Janet Yellen não vê necessidade de alterar política monetária

A presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos reafirmou não encontrar a necessidade de aumentar as taxas de juro devido aos riscos financeiros conjunturais. Yellen lembrou que uma das principais preocupações da Fed passa pela regulação do sistema financeiro.

A carregar o vídeo ...
Yellen: Instability Should Not Change Rate Policy
David Santiago dsantiago@negocios.pt 02 de Julho de 2014 às 19:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Num discurso proferido esta quarta-feira na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, a presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, assegurou que não irá adoptar novas políticas monetárias nos tempos mais próximos. Quanto às taxas de juro, Yellen assegura que não deverão sofrer alterações.

 

"Não encontro, presentemente, a necessidade de políticas monetárias que nos desviem do foco essencial que passa por assegurar a estabilidade dos preços e o nível máximo de emprego, a fim de responder às preocupações em torno da estabilidade financeira", sentenciou a líder da Fed.

 

Janet Yellen aproveitou para sublinhar que as "políticas monetárias deparam-se com limitações significativas enquanto ferramenta de promoção de estabilidade financeira", lembrando que os efeitos dessas políticas "não são bem entendidos e são menos directas do que uma abordagem de regulação ou supervisão".

 

"Na verdade vejo focos de aumento de riscos no sistema financeiro e uma aceleração, ou alargamento, de preocupações que possam vir a exigir uma abordagem macroprudencial mais robusta", acrescentou Yellen.

 

A este respeito, o Financial Times explica que este tipo de medidas macroprudenciais se cingem a políticas não monetárias, utilizadas como forma de garantir a segurança e estabilidade do sistema financeiro como um todo. Yellen notou que os Estados Unidos, ao contrário de países como o Canadá, a Noruega ou a Suécia, não utilizaram este tipo de medidas com o objectivo de assegurar políticas monetárias mais apertadas.

 

A líder da autoridade monetária recordou ainda que a instituição que dirige tem como principal objectivo, neste momento, a regulação do sistema financeiro, o que pode ser , segundo o jornal britânico, uma má notícia para a rentabilidade dos bancos que operam nos Estados Unidos.  

 

Ver comentários
Saber mais FMI Washington Janet Yellen Estados Unidos
Mais lidas
Outras Notícias