Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jean-Claude Juncker: "Portugal tem sido exemplo de coragem"

Na primeira entrevista a um órgão de comunicação social português desde que deixou o cargo de presidente do Eurogrupo, o líder europeu há mais tempo em funções alerta que a hora é ainda de consolidação orçamental e de reformas que “não agradam a ninguém”. Mas é hora também de reconhecer que Portugal e os países do Sul fizeram “esforços consideráveis” que não seriam possíveis mais a Norte.

A carregar o vídeo ...
Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 06 de Maio de 2013 às 20:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Portugal tem sido um “exemplo de coragem”. As palavras são de Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro do Luxemburgo e ex-presidente do Eurogrupo, em entrevista exclusiva ao Negócios que será publicada na íntegra (na edição impressa e no Negócios Primeiro) nesta terça-feira, 7 de Maio.

 

Portugal “tem sido bom aluno sim, embora eu não goste dessa expressão porque Portugal está a fazer o que está a fazer não porque os outros lho exigem, mas porque as políticas que estão a ser executadas são necessárias ao país e ao seu futuro. Mas ao fazer o que está a fazer, Portugal tem dado exemplo de coragem, num contexto em que se pedem muitos sacrifícios aos portugueses, designadamente aos que têm rendimentos menores”.

 

Na primeira entrevista a um órgão de comunicação social português desde que deixou cargo de porta-voz dos Governos do euro em Janeiro último, o líder europeu há mais tempo em funções alerta que a hora é ainda de consolidação orçamental e de reformas que “não agradam a ninguém”. Mas é hora também de reconhecer que Portugal e os países do Sul fizeram, desde o início da crise, “esforços consideráveis que ultrapassam, em intensidade, vigor e impacto os esforços  de ajustamento que foram feitos pelos países do Norte, pelo que os países do Sul merecem, antes de mais, respeito, e nós merecemos críticas”.

 

Jean-Claude Juncker esteve em Portugal para receber o doutoramento Honoris Causa da Universidade do Porto. Manuela Ferreira Leite foi a sua “madrinha”.

Ver comentários
Saber mais Jean-claude Juncker eurogrupo europa
Mais lidas
Outras Notícias