Política Jorge Coelho: Universo eleitoral de 240 mil nas primárias do PS superou as melhores expectativas

Jorge Coelho: Universo eleitoral de 240 mil nas primárias do PS superou as melhores expectativas

"O número de inscritos nas primárias do próximo dia 28 superou as expectativas mais optimistas e o processo decorreu muito bem, sem qualquer nível de conflitualidade", declarou Jorge Coelho.
Jorge Coelho: Universo eleitoral de 240 mil nas primárias do PS superou as melhores expectativas
Lusa 13 de setembro de 2014 às 14:40

O presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, Jorge Coelho, afirmou hoje à agência Lusa que o número de simpatizantes inscritos atingirá os 150 mil, o que elevará o universo eleitoral destas eleições para 240 mil.

 

"O número de inscritos nas primárias do próximo dia 28 superou as expectativas mais optimistas e o processo decorreu muito bem, sem qualquer nível de conflitualidade. Até ao momento, nenhum caso foi remetido para a Comissão Nacional de Jurisdição do PS", declarou Jorge Coelho.

 

As eleições primárias de dia 28 são disputadas entre o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e destinam-se a escolher o candidato

socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

 

Até ao final da noite de sexta-feira, quando terminou o prazo de inscrições, a comissão eleitoral das primárias do PS registou a entrada de 145 mil inscrições de simpatizantes, sendo de esperar que nos próximos dias cheguem por correio mais cerca de cinco mil.

 

Aos esperados cerca de 150 mil simpatizantes socialistas, juntar-se-ão ainda 90 mil militantes do PS, que não precisaram de se registar para estas eleições, o que faz com o que o universo eleitoral deste ato eleitoral atinja os 240 mil cidadãos.

 

Ainda de acordo com dados da comissão eleitoral das primárias do PS, dos 150 mil simpatizantes registados, 85 mil inscreveram-se pela Internet e 65 mil através do preenchimento de impressos em papel.

 

Interrogado sobre as razões do elevado número de inscrições verificado na última semana - especialmente inscrições em papel e na sexta-feira, no último dia do prazo -, Jorge Coelho referiu à agência Lusa que a comissão eleitoral das primárias "já esperava que isso acontecesse".

 

"As candidaturas guardaram trunfos para o adversário só ver no fim. Depois, os debates televisivos entre os candidatos [António José Seguro e António Costa] na terça e na quarta-feira, provocaram um aumento brutal das inscrições, sobretudo inscrições online", apontou o ex-ministro socialista dos governos liderados por António Guterres.

 

Logo após os debates na TVI e na SIC, entre os dois candidatos às primárias socialistas, mais de dez mil pessoas inscreveram-se pela Internet para participar na votação do próximo dia 28.

 

Jorge Coelho referiu que no início da semana fez declarações públicas em que considerou que seria positivo se o universo eleitoral das primárias chegasse aos 200 mil eleitores.

 

"Por isso, digo que o número de simpatizantes inscritos ultrapassou as nossas melhores expectativas e o universo eleitoral chegará aos 240 mil", salientou ainda o presidente da comissão eleitoral das primárias do PS.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI