Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jornal i: Bloco vai pedir ao PS redução de IVA na electricidade e no gás

A criação de um imposto sucessório e as medidas de combate aos contratos a prazo e aos chamados "falsos recibos verdes" podem ser pontos de convergência, acrescenta o Público. Questões europeias fora da negociação.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios negocios@negocios.pt 12 de Outubro de 2015 às 10:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...
A diminuição do IVA na electricidade e no gás, de 23% para 6%, é uma das propostas que será apresentada esta segunda-feira pelo Bloco de Esquerda ao PS, de acordo com a informação avançada pelo jornal "i".

O aumento da taxa de IVA foi aprovado em 2011 e o Bloco chegou a apresentar um projecto que pretendia recuperar a taxa de 6%, mas foi chumbado tanto pela maioria como pelo PS.

O jornal lembra que durante a campanha Catarina Martins colocou como condição o abandono, por parte do PS, do congelamento das pensões, da descida da TSU e da nova figura de despedimento conciliatório, e refere também que, ao contrário do PCP, o Bloco já deixou claro que não formará governo com os socialistas. O objectivo será o de viabilizar um orçamento do PS.

Já o Público sublinha que a hipótese de um Governo viabilizado à esquerda deu um "tímido passo" e que em causa está mais do que deixar passar um orçamento do PS. À lista de condições já apresentadas por Catarina Martins soma-se a convergência sobre a proposta do PS para criar um imposto sucessório que ajude a diversificar receitas para a Segurança Social e as medidas de combate à precariedade, como a redução das circunstâncias que justificam a utilização dos contratos a prazo ou o combate aos chamados "falsos recibos verdes".

Os dois jornais referem que as questões de política europeia deverão ficar fora das negociações. 

O PS reúne-se esta segunda-feira, 12 de Outubro, às 11 horas com o Bloco de Esquerda. À tarde, António Costa é recebido pelo Presidente da República. Esta terça-feira o PS volta a reunir-se com a coligação, depois da reunião "inconclusiva" de sexta-feira passada.
Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado eleições legislativas novo Governo Catarina Martins Bloco de Esquerda António Costa PS
Outras Notícias