Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

José Cesário: Portugueses têm "défice enorme de espírito participativo"

Os portugueses têm "um défice enorme de espírito participativo, acomodam-se muito" e, por isso, a iniciativa das mulheres da diáspora deve ser valorizada, sublinhou hoje o secretário de Estado das Comunidades.

Lusa 24 de Outubro de 2013 às 16:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Na sessão de abertura do encontro mundial das mulheres da diáspora, que decorre hoje e na sexta-feira, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Cesário destacou o papel das mulheres no associativismo.

 

Defendendo uma "nova lógica de intervenção cívica das comunidades" para "renovar" o associativismo, que concilie "experiência e juventude", o governante frisou que as mulheres têm um papel "absolutamente decisivo".

 

Ao mesmo tempo, o governante afirmou que o Governo tem como "objectivo estratégico" eliminar a "distinção entre os portugueses, independentemente de onde vivem e de terem ou não várias nacionalidades".

 

O secretário de Estado sublinhou o acolhimento do encontro na Sala dos Contadores do Palácio das Necessidades, normalmente reservada à recepção de altos dignitários, para assegurar aos presentes que "este também é o ministério das comunidades portuguesas".

 

Apelando à iniciativa individual e das comunidades, José Cesário garantiu o apoio do Governo no que for necessário. "Portugal não é um pequeno país, é um grande país, fundamentalmente pelas pessoas", disse.

 

Na mesma sessão, Manuela Aguiar referiu-se à nova vaga de emigrantes portugueses, sublinhando que ainda é cedo para perceber se "deixam o país para trás ou levam o país consigo", se "são resistentes ou desistentes".

 

O encontro mundial "Mulheres da diáspora - expressões femininas da cidadania", organizado pela associação Mulher Migrante, aborda, entre hoje e sexta-feira, os temas da participação política, do empreendedorismo, do associativismo e da cultura do ponto de vista das comunidades emigrantes.

 

 

Ver comentários
Saber mais José Cesário portugueses défice espírito participativo
Outras Notícias