Notícia
José Eduardo dos Santos em encontro histórico com François Hollande
O Presidente de Angola aceitou o convite de François Hollande e esteve esta manhã com o homólogo francês. Foi o primeiro encontro oficial desde a resolução do caso “Angolagate”.
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...
É considerado um encontro histórico. José Eduardo dos Santos e François Hollande estiveram reunidos esta manhã no Palácio do Eliseu, em Paris.
Os chefes de Estado de Angola e França estiveram reunidos e, na frente económica, o destaque esteve na possibilidade de aumento do investimento de empresas em ambos os países e de modo recíproco.
Ficou mesmo delineada uma “parceria técnica para promover mobilidade profissional”, de acordo com a declaração publicada na página oficial da presidência gaulesa.
A França encontra-se representada em Angola no sector do petróleo. A Total produz diariamente mais de 600 mil barris de petróleo.
Esta é a primeira visita de Estado de José Eduardo dos Santos a França depois da resolução do “Angolagate” – processo que envolveu personalidades francesas na venda de armas oriundas da Rússia e da França ao Governo de Luanda em 1994, em plena guerra civil de Angola, por 750 milhões de dólares.