Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

José Sócrates faz primeira visita Oficial a Espanha no dia 12

O primeiro-ministro, José Sócrates, visita oficialmente Espanha a 12 de Abril, na sua primeira deslocação ao estrangeiro enquanto chefe do Governo, anunciou ontem fonte oficial, citada pela Lusa.

Negócios negocios@negocios.pt 31 de Março de 2005 às 07:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Segundo a mesma fonte, com a escolha de se deslocar a Madrid, o primeiro-ministro quer «dar um sinal claro de que as relações com a Espanha são uma prioridade da política externa nacional».

«José Sócrates pretende cimentar as relações entre os dois países a partir da amizade que já tem com o chefe do Governo espanhol, José Luís Zapatero», acrescentou a fonte do gabinete do primeiro-ministro. O primeiro-ministro poderá ir acompanhado por alguns membros do seu Governo. Entre os temas bilaterais que poderão ser abordados neste primeiro encontro oficial está o mercado ibérico de electricidade (Mibel), cujo arranque está previsto para 1 de julho. O executivo de Madrid tem reafirmado a intenção de manter a data, mas o governo do PS, não obstante ser favorável ao Mibel, ainda não deu sinais sobre se pretende manter o calendário.

De acordo com o programa da visita, José Sócrates logo que chegar a Madrid irá prestar uma homenagem aos mortos nos atentados de 11 de Março de 2004, deslocando-se ao bosque dos ausentes, situado no bairro da Atocha da capital espanhola. Depois, José Sócrates terá uma reunião de trabalho, seguida de almoço, na moncloa, com o chefe do governo de Espanha. Na parte da tarde, antes de regressar a Lisboa, José Sócrates será recebido em audiência pelo rei de Espanha, Juan Carlos.

Mais lidas
Outras Notícias