Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida de Portugal superam fasquia dos 6%

Dúvidas sobre aprovação do Orçamento do Estado levam taxa das obrigações do Tesouro a subir mais de 21 pontos base.

Juros da dívida de Portugal superam fasquia dos 6%
Paulo Moutinho 28 de Outubro de 2010 às 08:52
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...
Os juros da dívida de Portugal voltam a subir. E estão já acima da fasquia dos 6%, depois de fracassadas as negociações entre o Governo e o principal partido da oposição, o PSD, relativamente ao Orçamento do Estado para 2011.

A taxa das obrigações do Tesouro a 10 anos está a subir 21,6 pontos base para 6,066%. Já ontem, depois de anunciada a conclusão das negociações, sem sucesso, os juros tinham registado uma forte valorização. A taxa terminou o dia nos 5,856%.

Hoje aumenta a pressão dos mercados sobre Portugal, mas também sobre os restantes países da periferia da Zona Euro. A “yield” das obrigações da Irlanda sobe mais de 25 pontos, enquanto a de Espanha avança 5 pontos base e a da Itália sobe 4 pontos.

Os investidores estão apreensivos quanto à possibilidade do Orçamento do Estado para 2011 poder não ser aprovado. O PSD deixou para a véspera da votação (que se realiza a 3 de Novembro) a decisão sobre se deixa passar o documento, ou o chumba.

Com esta subida, aumenta o prémio de risco de Portugal face à Alemanha. As “bunds” estão hoje a recuar 2 pontos base, para 2,543%, fixando-se o “spread” entre os dois países em 352 pontos base.

Ver comentários
Outras Notícias