Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lagarde: Ajustamento grego está no bom caminho mas há "muito mais" por fazer

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse hoje que o programa de ajustamento da Grécia está no bom caminho, mas há ainda "muito mais" por fazer para potenciar o crescimento económico de Atenas.

Lusa 16 de Janeiro de 2013 às 23:08
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

"O esforço orçamental da Grécia, visto por qualquer prisma, tem sido impressionante. A Grécia precisa de uma reforma radical na administração fiscal para reforçar o arrecadar de impostos, combater a evasão fiscal e reduzir o sector público, em particular as suas redundâncias", advertiu a directora do FMI, no dia em que foi aprovada a primeira e segunda revisão do novo acordo com a Grécia.

 

O Fundo vai agora desbloquear 3,24 mil milhões de euros numa nova tranche para o país.

 

"Embora o programa tenha sido ajustado para ter em conta a recessão mais profunda, a estratégia continua focada no crescimento, na competitividade e na sustentabilidade da dívida", apontou Lagarde, em texto divulgado esta noite pelo FMI.

 

Em comunicado, o FMI diz que a aprovação da nova tranche a Atenas vai subir para 4,86 mil milhões de euros o contributo dado pela organização à Grécia, no âmbito deste segundo programa de ajustamento.

 

O conselho de administração aprovou também o pedido da equipa do FMI na Grécia - liderada pelo antigo chefe da missão a Portugal, Poul Thomsen - para que não se aplicassem os critérios quantitativos estipulados para o final de Dezembro, a modificação de alguns destes critérios e ainda mudanças nos diferentes desembolsos a realizar.

 

O novo acordo com a Grécia envolverá um empréstimo conjunto com os países da zona euro que deverá atingir os 172 mil milhões de euros a desembolsar ao longo de quatro anos.

Ver comentários
Saber mais Christine Lagarde FMI Grécia ajuda externa
Outras Notícias