Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Laranja derrota e rosa vitória “pintam” as capas dos jornais nacionais

“O melhor PS e o pior PSD”. “PSD afunda-se”. “Passos sofre pesada derrota”. Três títulos, três manchetes.

Marlene Carriço marlenecarrico@negocios.pt 30 de Setembro de 2013 às 09:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...

As eleições foram para eleger o poder local, mas a leitura dos resultados que prevalece é nacional. A derrota do partido social-democrata (PSD) e a vitória do partido socialista (PS) dominam as manchetes da imprensa nacional. Mas também a afirmação dos candidatos independentes e a subida da CDU é assinalada nas primeiras páginas dos jornais.

 

O “Correio da Manhã” diz que “Passos sofre pesada derrota”; o “Diário de Notícias” noticia “O melhor PS e o pior PSD” e no “i” lê-se “PSD afunda-se”. No "Público" o grafismo colorido mostra as diferenças de votação entre os partidos e fala-se em “Vendaval”.

 

A imprensa desta segunda-feira acaba por fazer a leitura esperada, e que o Presidente da República quis afastar, do dia de eleições autárquicas. Os resultados – ainda provisórios – apontam para uma derrota do PSD de Passos Coelho e uma vitória do PS de António José Seguro. O PS conseguiu sozinho 136 câmaras e mais uma em coligação, na Madeira, superando o melhor resultado de sempre registado em 2009, quando conquistou 132 presidências de municípios. Pelo contrário, o PSD, para já com 100 câmaras conquistadas, poderá vir a obter o seu pior resultado de sempre, em termos globais de presidências de câmara obtidas sozinho e coligado, ficando abaixo das 114 de 1989.

 

A mesma leitura está a ser feita fora de Portugal, com a imprensa internacional a destacar a rejeição dos eleitores portugueses face às políticas de austeridade do governo de coligação PSD / CDS/PP traduzida nestes resultados das autárquicas.

 

O próprio primeiro-ministro, Passos Coelho, acabou por assumir no domingo à noite a derrota. “Disse que estas eram eleições autárquicas, não eram eleições nacionais, mas evidentemente há sempre leituras nacionais a fazer de eleições autárquicas. O PSD registou, enquanto tal, uma derrota eleitoral nacional”, assumiu o primeiro-ministro, reiterando que o “resultado foi claramente negativo para o PSD”.

 

Ver comentários
Saber mais eleições autárquicas poder local PS PSD
Outras Notícias