Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lars Peter Hansen: Há um conhecimento limitado sobre o que é "risco sistémico"

O prémio Nobel da Economia de 2013 Lars Peter Hansen diz que o conhecimento sobre o conceito de "risco sistémico" é "fundamentalmente vago". Por isso defende que desenhar políticas com base nesse conceito "torna esse desenho difícil de fazer em termos de transparência" e de comunicação.

A carregar o vídeo ...
Filipa Lino flino@negocios.pt 26 de Março de 2014 às 18:42

Os economistas ainda têm pouco conhecimento sobre o conceito de “risco sistémico”. Quem o diz é o prémio Nobel da Economia Lars Peter Hansen. O professor da Universidade de Chicago  foi um dos oradores do V Congresso da Distribuição Moderna.

 

“O que é risco sistémico? Essa é uma boa questão. Os economistas não têm boas respostas sobre o que é exactamente isso”, afirmou o economista no seu discurso.

 

Hansen defende que este conceito surgiu com a crise financeira e foi “muito usado nas discussões de política económica”  mas em termos de modelos formais “há conhecimento limitado sobre o que é”.

 

O conceito é “fundamentalmente vago”, garante, por isso usá-lo como base para desenhar políticas “torna esse desenho difícil de fazer em termos de transparência” e de comunicação.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio