Economia Lisboa é a terceira capital da UE com custo de vida mais baixo

Lisboa é a terceira capital da UE com custo de vida mais baixo

Lisboa é a terceira capital da União Europeia com um custo de vida mais baixo, enquanto Londres apresenta os preços mais elevados do grupo dos 15. A capital da maior economia da Europa – Berlim – tem o quarto menor custo de vida e Paris surge em sexto lug
Ana Filipa Rego 28 de abril de 2004 às 11:04

Lisboa é a terceira capital da União Europeia com um custo de vida mais baixo, enquanto Londres apresenta os preços mais elevados do grupo dos 15. A capital da maior economia da Europa – Berlim – tem o quarto menor custo de vida e Paris surge em sexto lugar como capital europeia mais cara, revelou hoje um estudo elaborado pelo instituto oficial de estatísticas da Alemanha.

No «ranking» elaborado pelo Federal Statistic Office da Alemanha, Lisboa surge no terceiro lugar mais baixo, com 98,8 pontos, num índice baseado no valor 100 para Berlim. Ou, o custo de vida na capital portuguesa é 1,2% mais baixo que em Berlim.

Segundo a mesma fonte, os países que vão aderir à União Europeia têm todos um custo de vida menor que os 15 que pertencem à UE, com destaque para a Polónia que apresenta o nível mais barato entre os 25 (15 existentes e dez que vão aderir) países da mesma, com 71,9 pontos.

O custo de vida do Reino Unido é 28% mais elevado do que o da Alemanha e os consumidores polacos pagam cerca de 28% menos do que os alemães.

«A diferença de preços na União Europeia vai aumentar de forma significativa» com a adesão dos dez novos estados membro, que acontece já no próximo mês, explica o comunicado do instituto de estatísticas alemão.

A República Checa tem o segundo custo de vida mais barato dos aderentes e de uma União Europeia alargada (72,7 pontos), com preços 27% abaixo dos alemães, enquanto o Chipre (95,3 pontos) e a Eslovénia (88,2) são os mais caros entre os novos países aderentes.

A Dinamarca (126,6 pontos), a Suécia (117,7 pontos), a Finlândia (116,2 pontos) e a Irlanda (115,6 pontos) estão, no total, entre os mais caros, a seguir ao Reino Unido.




Marketing Automation certified by E-GOI