Economia Lisboa e Porto entre as dezenas de câmaras que dão tolerância de ponto na Páscoa

Lisboa e Porto entre as dezenas de câmaras que dão tolerância de ponto na Páscoa

O Governo de António Costa não concedeu tolerância de ponto na tarde desta quinta-feira, mas os serviços públicos dos Açores e da Madeira estão encerrados, a exemplo do que acontece em diversas câmaras municipais.
Lisboa e Porto entre as dezenas de câmaras que dão tolerância de ponto na Páscoa
Bruno Simões/Negócios
Bruno Simões 24 de março de 2016 às 19:00

Na maioria dos municípios mais populosos, as respectivas câmaras municipais optaram por conceder tolerância de ponto esta Páscoa. Algumas optaram por conceder uma folga apenas na parte da tarde desta quinta-feira, outras definiram a próxima segunda-feira como dia de descanso e outras ainda deixaram os trabalhadores escolher quando preferem ficar em casa. Os Açores concederam folga na tarde de hoje aos seus funcionários, ao passo que a Madeira deu tolerância de ponto na tarde desta quinta-feira e no próximo sábado.

 

De acordo com um levantamento feito pelo Negócios, as câmaras mais populosas da região de Lisboa optaram por conceder a tarde desta quinta-feira aos seus funcionários. Foi isso que aconteceu em Lisboa, mas também em Oeiras, Loures, Almada ou Sintra. O pessoal camarário cumpriu apenas o período da manhã, trabalhando até às 12:30.

 

Mais a Norte, a tendência é distinta e as câmaras optam por conceder tolerância de ponto na segunda-feira de Páscoa, para permitir aos seus funcionários participar nas tradições da época, como a visita pascal (um pequeno cortejo que leva o crucifixo de Jesus Cristo a casa dos moradores). É esse o caso de Braga, Vila Nova de Famalicão ou Barcelos, que permitem aos seus trabalhadores gozarem de uma folga a seguir ao domingo de Páscoa.

 

Outras câmaras deixam os seus funcionários escolher entre folgar hoje ou na segunda-feira. Foi o que fizeram a câmara do Porto ou a câmara de Odivelas. Desta forma, ambos os municípios mantêm-se sempre em funcionamento nos dois dias. Em Coimbra, o executivo liderado por Manuel Machado optou por conceder tolerância de ponto na tarde de hoje ou na manhã de segunda-feira, cabendo aos funcionários decidir o que preferem.

 

Quase duas dezenas de feriados municipais

 

Rumando a Sul, mais concretamente ao Alentejo, é possível encontrar muitas câmaras que celebram o seu feriado municipal na próxima segunda-feira, logo após a Páscoa. É o caso dos municípios de Avis, Borba, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Cuba, Mora, Nisa, Ponte de Sôr, Sousel, Portel e Redondo.

 

Em Sousel, a tradição é que os munícipes subam à serra de São Miguel para comerem borrego, que levam em farnéis. Antes do almoço há uma missa e uma procissão e à tarde há uma tourada na praça de toiros Pedro Louceiro.

 

Mas não é um exclusivo do Alentejo: também Caminha, Constância, Freixo de Espada-à-Cinta, Mação, Penamacor e assinalam o seu feriado municipal na segunda-feira de Páscoa.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI