Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa com ordenados 10% mais altos que Porto

Os trabalhadores de Lisboa ganham, em média, mais 10% do que os seus homólogos no Porto. As conclusões são do sexto estudo salarial publicado pela consultora Hay sobre a Península Ibérica, que, pela primeira vez, permite comparar as diferenças salariais e

Negócios negocios@negocios.pt 28 de Abril de 2006 às 08:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os trabalhadores de Lisboa ganham, em média, mais 10% do que os seus homólogos no Porto. As conclusões são do sexto estudo salarial publicado pela consultora Hay sobre a Península Ibérica, que, pela primeira vez, permite comparar as diferenças salariais entre as duas regiões portuguesas.

Segundo os dados obtidos pelo «Diário de Notícias», referentes a 2005, a área em que se encontra o fosso mais gritante é nas tecnologias da informação, onde as diferenças salariais entre Lisboa e o Porto são quase de um quarto (22%). Segue-se o sector da contabilidade e finanças (14%) e as vendas e o marketing (12%). Só na engenharia e construção civil é que a diferença de ordenados entre as duas cidades é inferior a um décimo: fica-se pelos 5%.

As divergências salariais entre Lisboa e Porto tendem a aumentar com a experiência, conclui também o estudo da Hay, que envolveu 15 mil pessoas e refere-se aos salários brutos anuais auferidos.

Por exemplo, se um programador informático em início de carreira (dois a cinco anos de experiência) ganha 21 mil euros em Lisboa, no Porto fica-se pelos 17,5 mil euros - uma diferença de 16,6%. No entanto, o mesmo profissional, caso tenha uma experiência superior (cinco a dez anos), já pode ver essa margem saltar para os 29,7%, auferindo um salário médio de 35 mil euros na capital, enquanto no Porto obtém apenas 24,6 mil euros.

Ver comentários
Outras Notícias