Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lula da Silva uniu as mãos de Cavaco e Sócrates em Mar del Plata

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, esteve na origem de uma imagem rara, na XX Cimeira Ibero Americana.

Lusa 04 de Dezembro de 2010 às 18:13
  • Partilhar artigo
  • 10
  • ...
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, esteve na origem de uma imagem rara, na XX Cimeira Ibero Americana, ao juntar as mãos do chefe de Estado, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro, José Sócrates.

A cena com Lula, Sócrates e Cavaco de mãos dadas – e a sorrirem, talvez perante o inesperado da situação - aconteceu no final de um encontro bilateral entre o Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal com o chefe de Estado brasileiro, que participou em Mar del Plata na sua última cimeira, antes de abandonar o cargo, que será assumido por Dilma Rousseff a 01 de janeiro.

O encontro a três durou mais de uma hora e, no final, Cavaco Silva fez rasgados elogios a Lula da Silva, tanto perante a cimeira, num discurso formal, como nas declarações que prestou aos jornalistas.

Na reunião plenária de chefes de Estado e de Governo ibero-americanos, o Presidente português considerou que estas cimeiras “vão sentir muitas saudades da força, das convicções, generosidade e inteligência” de Lula da Silva.

Lula da Silva “será uma das figuras que continuará a marcar o nosso tempo” e, como “nunca se diz adeus aos amigos, desejo-lhe a maior sorte, as maiores felicidades e muito obrigado”, declarou Cavaco Silva.

Já perante os jornalistas, o chefe de Estado português considerou que Portugal “fica a dever muito” ao Presidente do Brasil, destacando em Lula da Silva “o seu bom senso e a forma como ligou os países de língua portuguesa”.

“Lula da Silva é hoje reconhecido, não apenas como uma personalidade da América Latina, mas também do mundo inteiro. A conversa que eu e o primeiro-ministro tivemos com ele foi muito frutuosa, porque o Presidente Lula da Silva está de facto muito empenhado em construir uma ligação ainda mais forte entre Portugal e Brasil”, considerou.

Segundo o Presidente da República, o Brasil “é já uma potência económica e política neste mundo global” e Lula da Silva “está sinceramente empenhado em trabalhar com Portugal, vendo o nosso país como uma plataforma como a Europa, mas pensando também em empresas brasileiras que podem investir em Portugal e em parcerias entre empresas dos dois países”.

“Talvez como nenhum outro Presidente, Lula está no coração dos portugueses. Acho que Portugal deve muito a Lula da Silva”, acrescentou.

Ver comentários
Saber mais Lula da Silva Sócrates Cavaco Silva
Outras Notícias