Finanças Públicas Macri vende Argentina a magnatas dos media em resort nos EUA

Macri vende Argentina a magnatas dos media em resort nos EUA

O exclusivo resort de esqui de Sun Valley, em Idaho, EUA, será a próxima paragem na viagem internacional do presidente da Argentina, Mauricio Macri, para vender a segunda maior economia da América do Sul a investidores globais.
Macri vende Argentina a magnatas dos media em resort nos EUA
Bloomberg
Bloomberg 08 de julho de 2016 às 19:19

Mauricio Macri participará num encontro de gigantes dos media e da tecnologia na próxima quinta-feira e deverá reunir-se com Henry Kravis, co-presidente do conselho do grupo de "private equity" KKR, publicou a imprensa argentina. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, estará presente no evento, assim como Michael Eisner, ex-CEO da Walt Disney, e Brian Roberts, CEO da Comcast.

 

Macri está a correr mundo, viajando de Davos a Sun Valley, passando por Paris, Bruxelas e Berlim, para tentar atrair o interesse dos investidores na Argentina após 12 anos de isolamento internacional sob o comando da presidente Cristina Kirchner e do seu falecido marido, Néstor Kirchner. O presidente, de 57 anos, disse que o país precisa de 100 mil milhões de dólares em investimento estrangeiro nos próximos anos, numa altura em que inicia um ambicioso plano para modernizar a economia.

 

O investimento estrangeiro directo na Argentina secou nos governos Kirchner, que se confrontaram durante mais de uma década com credores dos títulos em incumprimento, impuseram controlos cambiais e aplicaram barreiras comerciais. A Argentina, membro do G-20 desde a fundação do grupo, em 1999, recebeu 11,7 mil milhões de dólares em investimento estrangeiro directo em 2015, o valor mais baixo entre as cinco maiores economias da América Latina, segundo a Organização das Nações Unidas.

 

Macri, que já negociou o fim do impasse de 15 anos com os credores que restavam do da dívida por reembolsar de 2001, disse num evento do Fórum Económico Mundial, na Colômbia, no mês passado, que o país recebeu promessas de investimento de 16 mil milhões de dólares desde que assumiu funções, em Dezembro. E acrescentou que anunciará mais 4 mil milhões de dólares em breve.

 

A conferência em Sun Valley, organizada pela Allen & Co., é vendida como um "acampamento de Verão" para os líderes mundiais dos sectores de comunicação e tecnologia, para as suas famílias e figuras políticas de destaque. A conferência também ganhou a reputação de incubadora de negócios.

 

Foi lá, em 1995, que Eisner, da Disney, propôs pela primeira vez a aquisição da Capital Cities/ABC, que levou à compra da emissora por 19 mil milhões de dólares. A transacção foi seguida pela aquisição das emissoras de TV de Ron Perelman por Rupert Murdoch por 2,48 mil milhões de dólares. O esboço da fracassada fusão AOL-Time Warner também foi desenhado no retiro, originalmente criado como uma área de resort pela Union Pacific Railroad.

 

Ivan Pavlovsky, porta-voz de Macri, não respondeu ao pedido da Bloomberg, que tentou obter um comentário sobre as expectativas do presidente para a conferência.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI