Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de 40 mil contribuintes têm imóveis que valem mais de 500 mil euros

Há em Portugal 43.888 contribuintes (1% do total) com propriedades de valor superior a meio milhão de euros e 8.618 com propriedades a partir de um milhão, avançou o Diário de Notícias.

Correio da Manhã
Negócios 21 de Setembro de 2016 às 19:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 84
  • ...

Os contribuintes com propriedades de valor patrimonial acima de 500 mil euros são 43.888. Considerando o valor de um milhão de euros, esse número desce para 8.618, de acordo com dados da Autoridade Tributária apurados pelo DN junto do grupo de trabalho do PS e BE sobre política fiscal e entretanto confirmados pelo Negócios.

 

Este universo de quase 44 mil proprietários corresponde a 1% dos contribuintes de IRS.

 

"Este será o possível universo de proprietários singulares - não se incluem pessoas colectivas, offshores e fundos imobiliários - que poderão ser chamados a pagar o imposto que está a ser desenhado pela maioria parlamentar de esquerda, cuja base de incidência ainda não se conhece. Entre estes contribuintes estão também estrangeiros, que tenham número de identificação fiscal (NIF) de pessoa singular", refere o mesmo jornal.

 

Na quinta-feira passada, o Negócios noticiou este novo imposto, tendo o PS, através de Eurico Brilhante Dias, e a bloquista Mariana Mortágua confirmado a notícia nas conferências de imprensa entretanto dadas no Parlamento. A deputada do BE argumentaria depois no sábado (na Conferência Socialista) que era preciso "perder a vergonha de ir buscar dinheiro a quem está a acumular dinheiro". 

As declarações de Mortágua têm estado a provocar polémicas e muitas reacções em vários quadrantes. O primeiro-ministro garantiu esta terça-feira, 20 de Setembro, que o novo imposto sobre o património imobiliário "será certamente uma medida que contribuirá para maior justiça fiscal e não penalizará as famílias". António Costa considerou, no entanto, "prematuro estarmos a discutir medidas avulsas" de um Orçamento do Estado que só vai ser apresentado a 14 de Outubro. 

Ver comentários
Saber mais Autoridade Tributária PS BE proprietários imóveis um milhão
Mais lidas
Outras Notícias