Justiça Manuel Damásio detido

Manuel Damásio detido

O antigo presidente do Benfica foi detido esta quinta-feira. É suspeito de branqueamento de capitais e tráfico de influências.
Manuel Damásio detido
Pedro Catarino / Correio da Manhã
Negócios 03 de março de 2016 às 14:26
Manuel Damásio, antigo presidente do Benfica, foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária. É suspeito de branqueamento de capitais e tráfico de influências. A notícia está a ser avançada pela Correio da Manhã.

Segundo avança este jornal, a detenção de Manuel Damásio foi feita no âmbito da operação Rota do Atlântico e foi efectuada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção.

O antigo presidente do Benfica, de 75 anos, exerce actividade empresarial no sector do imobiliário. A 3 de Fevereiro, a Polícia Judiciária já havia detido o antigo empresário de futebol, José Veiga e o sócio deste, Paulo Santana Lopes, irmão de Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-ministro e actual provedor da Santa Casa da Misericórdia, também no âmbito da operação Rota do Atlântico.

O Correio da Manhã adianta que Manuel Damásio vai ser apresentado ainda hoje a Tribunal Central de Instrução Criminal para primeiro interrogatório judicial.

Em comunicado entretanto divulgado, a Polícia Judiciária informa que "no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (DCIAP), relacionado com uma investigação que se iniciou no final do ano de 2014 e deu origem à operação Rota do Atlântico, deteve hoje um homem de 75 anos, empresário do sector imobiliário, pela prática dos crimes de branqueamento de capitais e tráfico de influências". 

A 4 de Fevereiro, um dia após a detenção de José Veiga, o CM  avançava que Manuel Damásio já estaria na mira da Polícia Judiciária, por supeitar a existência de uma parceria entre ambos. O alvo dos investigadores era o Hotel Intercontinental, no Estoril, comprado por José Veiga para lavar dinheiro, tendo a PJ realizado buscas numa suite da referida unidade hoteleira onde vive Manuel Damásio. 


Manuel Damásio foi presidente do Benfica entre 1994 e 1997.

(Notícia actualizada às 14h45 com mais informação)



pub

Marketing Automation certified by E-GOI